Etapa 1 – criar o banco de dados
Para gerar uma campanha para enviar e-mails em massa, primeiro você precisa ter os endereços de e-mail para os quais os e-mails serão enviados. Cada um desses endereços, juntamente com o nome do destinatário, são chamados de Inscritos. Portanto, para criar uma campanha de remessa, devemos primeiro criar o banco de dados no qual os Assinantes para os quais essas remessas estão indo serão localizados. Esses bancos de dados são chamados de origem.
Vamos importar o banco de dados, ou seja, a origem. Este banco de dados deve ser criado no Excel, onde cada coluna é um dado:
Em nosso exemplo, a tabela possui Cabeçalhos ou Cabeçalho, o que significa que a primeira linha é o título da coluna e não um dado em si, ou seja, eles nos orientam sobre o conteúdo que está abaixo deles. É por isso que o cabeçalho será muito útil depois para indicar o campo que estamos incorporando.
Essa tabela de dados deve ser salva como um arquivo .CSV (arquivo delimitado por vírgula, de valores separados por vírgula). Nossos dados serão separados por vírgula, ponto-e-vírgula ou pipe (|). Isso é muito importante, caso contrário, o sistema não irá reconhecê-lo.
Podemos verificar se o documento foi efetivamente salvo, abrindo o arquivo .csv usando o Bloco de Notas.