Proteger o Windows de arquivos executáveis ocultos
Hoje, muitas extensões de arquivos estão ocultas de acordo com a configuração padrão do Windows, o que dá espaço para que os malwares possam acessar nosso sistema com nossa própria permissão. Fazendo o download de um arquivo, por exemplo .pdf, não achamos que ele possa conter malware. Pelas extensões ocultas, não podemos ver a realidade do arquivo, que pode ser .pdf.exe. ou .pdr.jar. Os arquivos .exe podem ser usados com a instalação de malwares em nosso sistema. Portanto, quando clicamos duas vezes no arquivo .pdf, podemos instalar um malware sem perceber.
Neste tutorial vamos explicar como ver as extensões ocultas no Windows 10, uma vez que este sistema operacional aceita os arquivos .exe.
Como ver uma extensão oculta
Entramos no ‘File Explorer’ do Windows, no topo procuramos a opção ‘View‘.
Clicando no botão Exibir, diferentes opções aparecem, mas você tem que procurar por ‘Opções’ no lado direito.
Quando clicamos em ‘Opções’, uma nova janela é aberta com todas as configurações de pastas e arquivos. Mas confiamos na configuração da vista. Na foto a seguir você pode ver como a configuração deve ser para ver as extensões ocultas:
Último passo a seguir, é clicar no botão “Aplicar” para salvar as alterações feitas.
Dessa forma, não precisamos mais nos preocupar com malware, porque sempre podemos ver com que extensão o arquivo é feito.