[PT] – Classificação de email de entrada (Inbound)

Classificação de email de entrada (Inbound)

Perfis de controle de spam

Cada usuário e também cada domínio pode adotar um dos quatro perfis de controle de spam, que refletem seu nível de tolerância.

Se um usuário específico não tiver um perfil definido, pega o do domínio. Se um domínio não tiver um perfil definido, ele assumirá o padrão da instalação do AVAS, que é configurada no estágio Entrega do Produto.

  • Eu quero todo o spam na caixa de entrada.
  • Baixo o controle do spam
  • Controle normal de spam
  • Alto controle de SPAM

As declarações de lista branca e lista negra (contas de e-mail individuais ou domínios completos) são adicionadas a esses perfis, o que nos permite delinear o processo de classificação de maneira personalizada.

A classificação de Spam é baseada em regras dinâmicas do framework Spamassassin, com uma customização particular do sistema AVAS especificamente no que diz respeito às consultas às RBLs (Real-Time Blacklists).

A classificação de Vírus e Banido (formatos de arquivo proibidos, como .exe) está além da classificação de Spam e, no caso de detectar e-mails infectados ou banidos, ir para a Quarentena.

Níveis de classificação de spam

A classificação do próprio Spam, tem quatro níveis possíveis, de acordo com o perfil escolhido.

Nível 1: Rede – RBLs

Este é o nível de rede e consulta RBLs de transporte SMTP específicas, que também tem um módulo de firewall para evitar ataques de dicionário e ataques de spam quando são detectados endereços IP originados de tais ataques. Este nível 1 é independente do perfil do Spam e até do Black / Whitelisting, já que neste estágio é anterior à detecção do remetente e do destinatário.

Nível 2: Pontuação

Esse é o nível de e-mails “limpos”, ou seja, e-mails cuja pontuação de análise de spam está dentro dos limites tolerados pelo perfil do usuário.

Nível 3: Spammy

Este é o nível de mails de spam, também sempre de acordo com os limites do perfil do usuário, e isso terminará na pasta “Spam” do maildrop. Se o maildrop não  estiver configurado para conter essa pasta, normalmente o email vai para a caixa de entrada, mas com a adição da palavra “SPAM” no começo  do assunto do email.

Nível 4: Quarentena

Este é o nível de e-mails na Quarentena, ou seja, os e-mails que permanecem no banco de dados central do AVAS, e que podem ser “resgatados” pelo usuário final, pelo administrador do domínio ou pelo superadministrador. Aqui e-mails incluídos na lista negra, e-mails com uma pontuação superior ao limite de tolerância do perfil e e-mails com vírus ou conteúdo proibido (proibido).

Os níveis 2 (Pontuação), 3 (Spammy) e 4 (Quarentena) são registrados no Mailaudit.

As informações gravadas são determinados cabeçalhos dos e-mails, juntamente com informações de classificação de spam, mas não o conteúdo do e-mail.

Esses registros podem ser consultados via Mailaudit.