Guia para Suporte ao AvasCloud – Verificar MXs
Registros DNS chamados MX ou MailExchanger para um determinado domínio,são aqueles que indicam quais servidores os emails devem ser roteados.
No caso de um AVAS chamado eg avasprueba, que protege os domínios dom1.com e dom2.com, os seguintes registros DNS devem ser incluídos nas zonas dom1 e dom2.com:
@ IN MX 10 avas-mx-avasprueba-1.planisys.net. @ IN MX 10 avas-mx-avasprueba-2.planisys.net.
O Maildrop de um AVAS é aquele servidor fornecido pelo cliente onde está localizado o repositório de emails dos seus domínios. O Maildrop é descrito por meio de um nome de domínio (por exemplo, mailserver1.mycompany.com) ou por meio de um endereço IP.
Quando um cliente configura seu AVAS, ele deve especificar o nome de domínio (FQDN ou Nome de Domínio Totalmente Qualificado) ou o endereço IP do maildrop, para o qual os MXs devem enviar os emails que passaram pelo filtro Anti-Virus, Anti-Spam e Anti-malware. etc.
No caso do serviço Corpmail fornecido pela Planisys, você indicará ao Suporte quais registros MX usar ou os configurará diretamente por meio do serviço PDNS da Planisys.
O Maildrop pode ser, por exemplo, um servidor MS-Exchange ou Zimbra no local ou em alguma nuvem pública.
Nos casos em que seus domínios são hospedados por serviços compartilhados, como o Office365 ou o G-Suite, usaremos o nome MX como maildrop.
No caso de ter seus domínios hospedados no Office365, o maildrop é, por exemplo, mycompany-com.mail.protection.outlook.com.
No caso de ter seus domínios hospedados no G Suite, o maildrop é fixado em ASPMX.L.GOOGLE.COM.
Seja antes de apontar o MX de um domínio para proteger o MX do AVAS, ou simplesmente para verificar a recepção de emails do MX para o Maildrop, você pode realizar testes de Verify MXs em Usuários do AVAS.
Entre na Administração Geral da nova Companhia.
Entre na guia Verificar MXs e insira o endereço de e-mail para o qual você deseja enviar um e-mail de teste do MX.
Clique em Enviar email de teste para enviar os testes.
Isso enviará um email de teste para o endereço digitado de cada um dos MX atribuídos a essa empresa.
É importante observar que o endereço para o qual os emails de teste MX são enviados deve pertencer a um dos domínios a serem protegidos para essa empresa.
Você pode verificar a chegada correta dos e-mails de teste inserindo Mailaudit no Painel Usuários e Domínios.
Se os emails estiverem marcados como Clean, isso significa que eles foram entregues no Maildrop do cliente.
Se os e-mails estiverem marcados com um ponto de interrogação ‘?’ Isso significa que o e-mail está sendo rejeitado pelo Maildrop.
Você pode ver a mensagem com a qual o e-mail está sendo rejeitado clicando no botão Informações.
Em novos máximos, o mais comum é que uma mensagem está sendo rejeitada porque os blocos IP do Planisys não foram permitidos no Maildrop Firewall. Verifique se esses blocos de IPs são permitidos no Firewall e tente novamente.