[PT] – Interoperabilidade FlowCrypt Gmail com PlaniMail PGP

Interoperabilidade FlowCrypt Gmail com PlaniMail PGP

Neste artigo, mostraremos como instalar o FlowCrypt no Google Chrome para sua conta do Gmail ou G-Suite, gerar um novo par de chaves públicas PGP ou importá-lo e trocar mensagens com anexos criptografados com sua conta @ midominio.com hospedada no PlaniMail. com o EnigMail Thunderbird.

INstale a extensão

Neste tutorial, vamos instalar a extensão FlowCrypt para o navegador Chrome, mas também é possível fazer o download para outros navegadores. Com o seguinte link https://flowcrypt.com/ vamos encontrar a extensão que estamos procurando.

Ao clicar em “Obter Extensão do Chrome“, abrimos uma nova janela da extensão nos aplicativos do Google Chrome.

Para adicionar a extensão ao nosso navegador, clique em “Adicionar ao Chrome“. Clique nesta opção para abrir uma pequena janela, para confirmação de que queremos adicionar a extensão.

Quando a instalação estiver concluída, o ícone do programa será adicionado no canto superior direito. Desta forma, temos um acesso rápido ao programa.

Configurar o FlowCrypt

Vamos configurar o FlowEncrypt com a nossa conta de e-mail do gmail. Clicando no ícone do programa pela primeira vez, a configuração é aberta. Para a configuração do FlowCrypt, vamos adicionar um email do gmail.

Ao clicar em “Continuar com o Gmail”, abrimos uma janela para além do acesso, onde temos que adicionar o nosso email e a senha correspondente

Depois de preencher os campos de e-mail e a senha, a última etapa de acesso é permitir o acesso ao FlowCrypt.

Então, quando já tivermos acessado com nosso e-mail, criaremos uma nova chave.

Para a criação desta chave, o único passo é definir a frase-senha. Assim que tivermos a frase-senha escrita, clique em ‘Criar e Salvar‘.

Desta forma, já temos toda a configuração chave executada.

Depois de criarmos as chaves privada e pública. Enviaremos nossa chave pública para os destinatários que desejamos. Podemos enviar a chave pública de duas maneiras. Uma delas é enviar a chave no corpo da mensagem, outra para enviar o arquivo anexado sem usar o FlowCrypt. Porque o FlowCrypt adiciona uma extensão .pgp, qual coisa, não permite abrir o arquivo anexado.

Quando enviamos a chave pública para nosso destinatário, ela é adicionada ao gerenciamento de chaves.

Enviar mensagem criptografada

Se o enviarmos pela primeira vez, logo após a configuração de todas as chaves, o programa nos fornece a seguinte maneira direta de enviar um email.

Para criar o email, você só precisa adicionar o destinatário, o assunto e o corpo da mensagem. No final, clique em ‘Encriptar e Enviar’, desta forma enviamos um email criptografado.

Para poder enviar e-mails da plataforma do Gmail, você só precisa acessá-los. E como temos o FlowCrypt instalado, temos a opção de enviar email com isso, como você pode ver na foto:

Se clicarmos em ‘Secure Compose‘, geramos a mesma maneira de compor e enviar um email criptografado com o FlowCrypt.

Enviar mensagem criptografada

O envio de uma mensagem assinada é armado da mesma forma que o envio de uma mensagem criptografada, mas temos que definir que queremos uma mensagem assinada. Para definir o que é uma mensagem assinada, clique no botão do lápis.

Desta forma, conseguimos enviar uma mensagem criptografada.

Todas as mensagens criptografadas e enviadas foram enviadas comprovando a inalterabilidade com o Enigmail do Thunderbird, e não houve problema em ler as mensagens criptografadas e assinadas.